Marca original da Volkswagen “não é mais competitiva”, diz montadora a funcionários
Volkswagen busca reduzir custos em cerca de 10 bilhões de euros
A marca original da Volkswagen “não é mais competitiva”, alertou o chefe de marca da empresa na segunda-feira (27), devido aos altos custos e à baixa produtividade.
“Com muitas das nossas estruturas, processos pré-existentes e custos elevados, já não somos competitivos como a marca Volkswagen”, disse Thomas Schaefer aos funcionários durante uma reunião na sede da montadora alemã em Wolfsburg, Alemanha, de acordo com uma postagem feita na intranet da empresa vista pela Reuters.
A Volkswagen possui várias marcas, incluindo Porsche, Audi e sua marca original Volkswagen, fundada em 1937.
A empresa, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, está no meio de negociações com o seu conselho de trabalhadores sobre um esquema de redução de custos na marca VW, o primeiro passo num esforço de todo o grupo para aumentar a eficiência na transição para carros eléctricos.
O seu programa de poupança de 10 bilhões de euros (R$ 53,78 bilhões) incluirá reduções de pessoal, disseram os gestores aos funcionários na segunda-feira.
A empresa já havia afirmado que planejava aproveitar a “curva demográfica” para reduzir sua força de trabalho.
Na reunião de segunda-feira, Gunnar Kilian, membro do conselho de recursos humanos, disse que isto seria conseguido através de acordos sobre reforma parcial ou antecipada.
No entanto, a maior parte da meta de poupança de 10 bilhões de euros seria alcançada através de outras medidas que não as reduções de pessoal, acrescentou Kilian, com todos os detalhes a serem definidos até ao final do ano.
“Precisamos finalmente ser corajosos e honestos o suficiente para jogar fora coisas que estão sendo duplicadas dentro da empresa ou que são simplesmente um lastro que não precisamos para obter bons resultados”, disse Kilian.