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    Vendas no varejo nos EUA sobem 1% em junho, acima da expectativa de analistas

    Economistas consultados projetavam aumento de 0,8%, com estimativas variando de uma queda de 0,2% até uma alta de 2,2%

    da Reuters

    As vendas no varejo nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em junho, à medida que os consumidores compraram veículos motorizados e uma gama de outros produtos, mesmo pagando mais pela gasolina.

    As vendas no varejo aumentaram 1,0% no mês passado, disse o Departamento de Comércio nesta sexta-feira (15).

    Os dados de maio foram revisados para mostrar que as vendas caíram 0,1%, em vez da queda de 0,3% informada anteriormente.

    Economistas consultados pela Reuters projetavam que as vendas no varejo aumentariam 0,8%, com estimativas variando de uma queda de 0,2% até uma alta de 2,2%.

    As vendas no varejo são compostas principalmente por bens, e não são ajustadas pela inflação.

    Os preços ao consumidor nos EUA subiram 9,1% em junho na base anual, o maior aumento desde novembro de 1981, colocando o Federal Reserve no caminho certo para entregar outro aumento de 0,75 ponto percentual na taxa de juros no final deste mês.

    Desde março, o banco central dos EUA elevou os juros em 1,50 ponto.

    Os preços da gasolina subiram em junho, chegando a uma média de mais 5 dólares por galão, de acordo com dados da Associação Automobilística Americana (AAA).

    Mas diminuíram desde então em relação aos picos recordes do mês passado e estavam em média em 4,577 dólar por galão nesta sexta-feira.

    As vendas no varejo também tiveram impulso das compras de veículos automotores depois de terem sido pressionadas por uma escassez.

    Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, as vendas no varejo subiram 0,8% em junho.

    Os dados de maio foram revisados para mostrar que essas vendas caíram 0,3%, e não que ficaram inalteradas como relatado anteriormente.

    O núcleo das vendas no varejo corresponde mais estreitamente ao componente de consumo do Produto Interno Bruto.

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