Vendas de automóveis na China crescem em outubro, com subsídios e forte demanda
As vendas no varejo de carros de passeio aumentaram 11,3%, a 2,26 milhões de unidades, em comparação com o ano anterior
As vendas de carros na China aumentaram em outubro, impulsionadas pelos subsídios do governo e pela forte demanda durante o feriado do Dia Nacional.
De acordo com a China Passenger Car Association (CPCA) nesta sexta-feira (08), o mês foi um dos melhores do mercado automotivo chinês em termos de vendas, produção e exportações.
As vendas no varejo de carros de passeio aumentaram 11,3%, a 2,26 milhões de unidades, em comparação com o ano anterior, e avançaram 7,2% em relação a setembro, segundo informações da instituição. As vendas de veículos elétricos e híbridos representaram 52,9% do total.
As exportações totalizaram 441 mil carros, um aumento de 13% na comparação anual e expansão de 2% na mensal.
A demanda recebeu um impulso dos programas de subsídios de troca dos governos central e local, mas acredita-se que o feriado do Dia Nacional da China, combinado com uma alta nos mercados de ações, também pode ter apoiado a melhora no sentimento do consumidor.
Segundo a CPCA, a BYD segue líder no mercado de veículos elétricos, com mais de 500 mil unidades vendidas, seguida pela Tesla, que entregou pouco mais de 68 mil carros.
A associação acredita que as montadoras devem aumentar seus estoques para a temporada de final de ano e para o feriado do Ano Novo Lunar, que acontece no início de 2025.