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    Veja produtos mais comprados pelos brasileiros e as principais tendências

    Estudo do Mercado Livre aponta mudanças nos hábitos de consumo da população, com impacto da indústria da música e aumento da compra em supermercados no e-commerce

    Marien Ramosda CNN

    O brasileiro está mudando hábitos de consumo e comprado cada vez mais produtos à medida que o país se torna palco frequente de shows, eventos e outros fatores que incentivam e modificam como a população vai às compras.

    De “chapéu de boiadeira” da Ana Castela a supermercado online e produtos fitness, o levantamento inédito “Meli Trends 2024”, com exclusividade para a CNN, do Mercado Livre traz o ranking dos queridinhos no carrinho de compras dos brasileiros.

    A primeira tendência apontada pelo estudo trata da influência da indústria da música no dia a dia.

    Ana Castela não foi apenas uma das artistas mais ouvidas no Brasil em 2024, como o termo “boiadeira” — como a cantora é conhecida — teve pico de buscas em junho do ano passado no Mercado Livre, devido às festas juninas e festivais na época.

    “Ao longo de 2024, produtos associados ao termo “Ana Castela” tiveram quase 10 buscas por minuto no Brasil. Os destaques foram os chapéus e conjuntos de roupa infantis inspirados no visual da cantora – mostrando o tamanho de sua influência sobre crianças e a Geração Z”, afirmou o Mercado Livre.

    Segundo Anna Araripe, diretora de Marketplace da plataforma, existe um impacto maior agora dos artistas que fazem produtos, destacando também o show da Madonna em 2024 e o aumento da procura por camisetas e discos da cantora.

    A segunda tendência apontada pelo levantamento são os produtos destinados a exercício físico e saúde. Em 2024, a plataforma registrou uma média de 30 buscas por segundo pela palavra “fitness”, com um pico de compras em novembro.

    Já a terceira tendência foi impactada pela indústria cinematográfica. A procura por produtos relacionados a “Stitch”, o mascote alienígena da animação da Disney, disparou após o anúncio do live-action que estreia nos cinemas em maio deste ano.

    Ranking completo de tendências de consumo em 2024

    • Reprodução

    Itens mais vendidos em 2024

    • Janeiro: Samsung Galaxy A04
    • Fevereiro: Camêra Wifi
    • Março: Apple iPhone 13
    • Abril: Notebook Samsung Galaxy Book2
    • Maio: Kit de camisetas básicas
    • Junho: Jogo de lençol queen
    • Julho: Parafusadeira e furadeira
    • Agosto: Creatina monohidratada
    • Setembro: Conjunto hospital Polly Pocket
    • Outubro: Hoverboard Super Mario
    • Novembro: Playstation 5
    • Dezembro Short Masculino

    Hábitos de consumo

    De acordo com o estudo do Mercado Livre, a categoria Supermercado é a que mais cresce. Na plataforma, a busca por esses itens subiram mais de 34%.

    “O consumidor deixar de fazer uma compra no universo físico e busca a conveniência de uma compra online. Isso reforça e ajuda a dar confiança para o brasileiro partir para o consumo também em outras categorias no online”, disse Araripe.

    A diretora de Marketplace do Mercado livre apontou que o cenário macroeconômico influencia o hábito de compras, destacando o atual patamar do mercado de trabalho com desemprego nas mínimas históricas.

    “O consumidor com mais emprego acaba consumindo mais e isso de alguma maneira estimula o consumo no mercado como um todo. O segmento do supermercado cresce, mas também há um aumento do nosso ticket médio das vendas”, destacou ela.

    O campeão de compras no mercado online no ano passado foi o azeite de oliva, seguido do sabão em pó e cerveja.

    Já a categoria de Moda e Beleza foi a segunda que mais cresceu, com um avanço de 16% nas pesquisas ao longo de 2024.

    Anna Araripe, diretora de Marketplace da plataforma, destacou que existe uma participação importante do público mais jovem no consumo.

    “Há alguns anos atrás, a gente sempre falava das gerações mais novas e como ajudavam os pais a finalizar uma compra online, porque não tinham intimidade com a internet. Hoje em dia eles já fazem do mercado de trabalho e já tem acesso a consumo de produtos”, afirmou.

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