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    Unity, desenvolvedora de software de jogos dos EUA, quer turbinar presença na China

    Expansão ocorre em um momento incerto para a segunda maior economia do mundo, com repressões de Pequim ao setor, economia em desaceleração e tensões com Taiwan

    Laura Hedo CNN Business , em Hong Kong

    A desenvolvedora de software de jogos norte-americana Unity está fazendo parceria com alguns dos maiores nomes da tecnologia da China para estabelecer uma joint venture de bilhões de dólares, com o objetivo de expandir seus negócios no maior mercado mundial de jogos online.

    O empreendimento “desbloqueia novas oportunidades” para melhorar a cooperação com empresas locais e aumentar seu investimento em pesquisa e desenvolvimento para melhor atender às necessidades dos criadores chineses, disse a Unity em comunicado publicado na plataforma de mídia social chinesa WeChat na última terça-feira (9).

    A empresa com sede em São Francisco entrou pela primeira vez na China em 2012 e impulsionou muitos dos jogos mais populares do país com suas ferramentas de software, incluindo Honor of Kings da Tencent e Genshin Impact da miHoYo.

    Mas a expansão da empresa americana na China ocorre em um momento incerto para a segunda maior economia do mundo.

    A repressão de Pequim às principais marcas de jogos na internet prejudicou o crescimento, e a crescente tensão com os Estados Unidos sobre Taiwan e outras questões geopolíticas está alimentando uma corrida armamentista tecnológica.

    Os parceiros locais com os quais planeja trabalhar incluem os principais players da indústria de tecnologia da China: Alibaba, China Mobile, ByteDance’s Douyin Group, empresa de smartphones Oppo, miHoYo, desenvolvedora de jogos online G-Bits Network Technology com sede em Xiamen e PCI Technology, um provedor de serviços de tecnologia de IA.

    A Unity terá o controle majoritário de seu empreendimento na China, disse. O empreendimento será avaliado em US$ 1 bilhão após investimentos dos parceiros locais.

    Junbo Zhang, que atualmente é gerente geral da Unity para a China, liderará o empreendimento como presidente e CEO, acrescentou a empresa.

    A China é o maior mercado de jogos do mundo desde 2017, mas os investidores ultimamente estão preocupados com o impacto que a repressão de Pequim e a desaceleração econômica terão no setor.

    Desde o final de 2020, as autoridades chinesas lançaram uma campanha abrangente em um esforço para conter grandes players em setores que vão de tecnologia e finanças a jogos, entretenimento e educação privada.

    Em agosto passado, as autoridades proibiram jogadores online com menos de 18 anos de jogar durante a semana.

    Em 2021, a indústria de jogos da China gerou uma receita total de quase US$ 47 bilhões, um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior.

    Embora isso represente um crescimento muito mais lento do que 2020, a receita de jogos da China ainda representa mais de um quinto do mercado global, com base em estimativas recentes da empresa de contabilidade global PwC.

    Em entrevista ao site de mídia de tecnologia chinesa 36kr no mês passado, Zhang, chefe da Unity na China, disse que a empresa planeja contratar cerca de 1.000 engenheiros de software na China nos próximos anos.

    A Unity não respondeu a uma solicitação de comentários sobre o plano de contratação relatado.

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