Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    União Europeia aprova novas sanções contra Belarus por invasão à Ucrânia

    Espera-se que algumas das sanções fechem lacunas das medidas restritivas existentes

    da Reuters

    Diplomatas da União Europeia aprovaram novas sanções contra Belarus por seu apoio na invasão da Ucrânia pela Rússia, disse a presidência francesa da UE nesta quarta-feira (2).

    A diplomacia europeia aprovou novas sanções contra a população bielorrussa que está desempenhando um papel nos ataques à Ucrânia, afirmou a presidência no Twitter.

    As sanções também atingirão “alguns setores econômicos, em particular madeira, aço e potássio”, segundo o comunicado.

    Uma autoridade da UE disse nesta semana que um dos objetivos das novas sanções a Minsk é interromper as exportações de quaisquer outros produtos bielorussos para a UE, além daqueles já sujeitos às sanções da UE impostas depois que o presidente Alexander Lukashenko reprimiu protestos após as eleições em agosto de 2020.

    “Estas medidas serão publicadas no Diário Oficial da UE para entrada em vigor”, disse a presidência em seu comunicado, sem indicar o momento exato da publicação.

    Espera-se que algumas das sanções fechem lacunas das medidas restritivas existentes.

    A UE já está proibindo as exportações de potássio de Belarus, um fertilizante feito de potássio, e derivados de petróleo. Mas diplomatas disseram que Belarus ainda exporta potássio à UE via Ucrânia e também aumentou suas exportações para a UE de derivados de petróleo obtidos a partir do carvão.

     

     

    Tópicos