UE chegará a consenso sobre petróleo russo até sexta (6), diz ministra francesa
"Devemos tentar encontrar soluções para que todos possam aderir às sanções", afirmou Pompili


A ministra francesa do Meio Ambiente e Energia, Barbara Pompili, disse nesta quinta-feira (5) estar confiante de que os Estados membros da União Europeia chegarão a um consenso sobre como encerrar as importações de petróleo da Rússia até o fim desta semana.
“Alguns países são mais dependentes do petróleo russo do que outros, e por isso devemos tentar encontrar soluções para que possam aderir a essas sanções”, disse Pompili à rádio France Info. “Mas acho que devemos ser capazes de fazê-lo”.
A França sediou esta semana uma reunião de emergência dos ministros de energia da UE para discutir como lidar com a decisão de Moscou de interromper o fornecimento de gás à Bulgária e à Polônia por não realizarem o pagamento em rublos.
A União propôs um embargo gradual ao petróleo russo, mas a complexa rede de distribuição da Europa e os desafios no rastreamento do produto podem dificultar a implementação.
Se implementado, o plano entrará em vigor em seis meses para o petróleo cru e em oito meses para o diesel e outros derivados.
A medida seguiria as proibições de petróleo dos EUA e do Reino Unido e seria um divisor de águas para o maior bloco comercial do mundo, que continua dependente da energia russa em meio ao conflito na Ucrânia.