Turquia está traçando seu “próprio caminho” no combate à inflação, diz ministro
Dirigente da pasta de Finanças, Nureddin Nebati, disse que país "colocou de lado as políticas ortodoxas" e agora segue "políticas heterodoxas"
A Turquia está fazendo da luta contra a alta dos preços uma prioridade, deixando de lado as “políticas monetárias ortodoxas” e traçando seu próprio curso, disse o ministro das Finanças, Nureddin Nebati, nesta quarta-feira (5), após a inflação anual no país ter atingido em dezembro um pico em 19 anos de 36%.
Sob pressão do presidente Tayyip Erdogan, que está focado em aumentar a produção, as exportações e o crescimento econômico, o banco central cortou os juros apesar do aumento dos preços.
“Colocamos de lado as políticas ortodoxas, agora são políticas heterodoxas”, disse Nebati em discurso a um grupo empresarial.
Ele acrescentou que a Turquia não comprometerá a disciplina orçamentária e implementará políticas fiscais e monetárias em harmonia.
“Seguiremos nosso próprio caminho, não um caminho traçado por outros para nós”, disse ele, prometendo introduzir novos instrumentos para apoiar empresas focadas na produção, manufatura e exportação.