Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Turismo deve retomar ao nível pré-pandemia só no início de 2023, diz economista

    À CNN Rádio, Fábio Bentes, da CNC, disse que situação do setor no Brasil "é crítica"

    Amanda Garcia*, da CNN Brasil

    Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que os prejuízos da pandemia ao setor do turismo causados à economia global vão ultrapassar os US$ 4 trilhões entre os anos de 2020 e 2021. Em entrevista à CNN Rádio nesta quinta-feira (1º), o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fábio Bentes, disse que o levantamento é “um retrato fiel” da crise pela qual a indústria do turismo passa.

    No Brasil, a situação é crítica. “Desde o início da pandemia, o setor de turismo perdeu R$ 355 bilhões, o retrato quando se olha para trás é negativo e quando olha para frente, também há dificuldade”, afirmou.

    Para Bentes, “o cenário mais provável é de que o setor retome o nível no início de 2023” globalmente. Ele avalia que setores como o agronegócio, a indústria e o comércio tiveram alguma recuperação interessante. Mas o turismo ainda sofre. A razão, para ele, é “a característica das atividades, que envolvem aglomeração e prestação de serviço.” Além disso, há as “barreiras impostas pela crise sanitária e os problemas econômicos, que fazem com que as famílias, com aperto no orçamento, sacrifiquem gastos não-essenciais.”

    *Com produção da Alessandra Ferreira