Túnel Santos-Guarujá é incluído no Novo PAC
Ligação seca entre as duas cidades é discutida há quase 100 anos e deve custar R$5,4 bilhões em recursos federais.
Um túnel 860 metros de extensão, entre Santos ao Guarujá, no litoral de São Paulo, pode colocar fim a uma discussão que já dura 97 anos e solucionar a necessidade de uma ligação seca entre as duas cidades, sem atrapalhar a entrada e saída de navios no maior porto do hemisfério sul.
O anúncio para as obras foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o evento de lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (11).
O evento contou com as presenças do Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini. “É uma das obras mais importantes para a infraestrutura do País, por isso o ministro Márcio França pediu a inclusão e foi atendido pelo Governo Federal”, explica Pomini.
O Novo PAC vai investir R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil, sendo R$ 1,4 trilhão até 2026 e R$ 320,5 bilhões após 2026, de acordo com o Governo Federal.
A obra da ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos faz parte do chamado eixo “transporte eficiente e sustentável”, que reúne os investimentos a fim de reduzir os custos da produção nacional para o mercado interno e elevar a competitividade do Brasil no exterior.
O túnel Santos-Guarujá vai passar por baixo do estuário do Porto de Santos, atendendo veículos rodoviários, VLT (veículo leve sobre trilhos), ciclistas e pedestres. Sua construção, além de beneficiar a travessia entre as duas cidades, dará mais segurança e agilidade à navegação comercial no complexo portuário.
O investimento é estimado em R$5,4 bilhões em recursos federais, sendo que R$2,5 bilhões já estão disponíveis no caixa da Autoridade Portuária de Santos.
“É uma obra projetada no tempo do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, hoje vice-presidente do Brasil, e agora vai poder começar a partir do estudo feito anos atrás e com licenciamento ambiental e tudo”, afirmou o ministro Márcio França, lembrando que se trata de obra inédita no Brasil e a principal em termos de aporte financeiro do Governo Lula.
A ideia é que depois das obras concessão possa ser passada à iniciativa privada.
Atualmente, o acesso ao porto tem a maior travessia de balsas com veículos do mundo, uma média de 25 mil carros/dia na temporada de verão. Além disso, 72 mil pessoas cruzam o canal, diariamente, em diversas embarcações, entre as margens situadas em Santos e Guarujá.