Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Trump indica Howard Lutnick, banqueiro de Wall Street, para chefiar Comércio dos EUA

    CEO da Cantor Fitzgerald será responsável por conduzir agenda tarifária do republicano

    João Nakamurada CNN , em São Paulo

    O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou o CEO da Cantor Fitzgerald, Howard Lutnick, para assumir a Secretaria de Comércio do país.

    Segundo anúncio desta terça-feira (19), Lutnick ficará responsável pela agenda tarifária do republicano.

    Ao longo da campanha, Trump prometeu que iria elevar as tarifas para quaisquer produtos importados ao país entre 10% e 20%. Exceto os da China: para estes produtos, o republicano planeja taxas de 60%.

    O objetivo dele seria favorecer a indústria norte-americana e mover a economia local. Porém, especialistas apontam que não é deste modo que as tarifas aduaneiras funcionam; e que a abordagem de Trump, no fim, poderia ter um impacto inflacionário prejudicial aos EUA.

    “Na sua função de co-presidente da equipe de transição Trump-Vance, Howard criou o processo e sistema mais sofisticado para nos ajudar a criar a melhor administração que a América já viu”, escreveu Trump no anúncio.

    Sobre o futuro secretário

    A Cantor Fitzgerald é uma corretora de serviços financeiros especializada em patrimônio institucional, rendas fixas, investimentos e financiamento comercial.

    Lutnick ingressou na Cantor Fitzgerald em 1983, e atua em Wall Street há mais de 30 anos. Um filantropo norte-americano, o executivo é doador e membro do Conselho de Administração do Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro e da Weill Cornell Medicine.

    A empresa perdeu 658 de seus 960 colaboradores em Nova York com o atentado às Torres Gêmeas.

    O futuro secretário do Comércio dos EUA foi nomeado Personalidade do Ano do Financial Times em 2001 e Empreendedor do Ano da Ernst & Young em 2010.

    Lutnick também recebeu o Prêmio Distinguido de Serviço Público do Departamento da Marinha, a mais alta honraria concedida a civis pela Marinha dos EUA.

    O banqueiro vai suceder Gina Raimondo no cargo. Após a política protecionista adotada no primeiro mandato de Trump, Raimondo buscou refirmar laços comerciais com outros países, como o Brasil.

    Apesar das tensões comerciais com a China nos últimos anos, a atual secretária de Comércio dos EUA buscou manter a diplomacia e estreitar os laços com os chineses.

    Entenda por que os juros caem nos EUA e sobem no Brasil

    Tópicos