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    Transporte de escoamento da safra terá R$ 4,5 bi de investimento

    Recursos serão aplicados na malha rodoviária e ferroviária do Arco Norte e Corredor Sul/Sudeste

    Vitória Queirozda CNN , Brasília

    O governo federal informou nesta quarta-feira (5) que as malhas rodoviária e ferroviária responsável pelo escoamento de grãos somarão R$ 4,5 bilhões de investimentos públicos em 2025.

    Desse total, R$ 2,6 bilhões serão fruto de investimentos no Arco Norte, enquanto R$ 1,9 bilhão virá de investimentos no Corredor Sul/Sudeste.

    Os investimentos incluem obras de melhoria em rodovias e na construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que abrangerá os municípios de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT).

    • 2022: R$ 1,98 bilhão;
    • 2023: R$ 3,6 bilhões;
    • 2024: R$ 3,6 bilhões;
    • 2025: R$ 4,5 bilhões.

    Eis algumas das medidas previstas para escoar a produção de grãos em 2025:

    1. Restauração da BR-135/MA (em concreto), no trecho de São Mateus (MA) a Miranda do Norte (MA);
    2. Construção de um Ponto de Parada de Descanso em Novo Progresso, na BR-163/PA;
    3. Duplicação da BR-163/MT, no trecho de Diamantino (MT) a Nova Mutum (MT);
    4. Restauração da BR-158/PA, em Redenção (PA);
    5. Construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que abrangerá os municípios de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT);

    Arco Norte

    O Ministério dos Transportes anunciou a ampliação de investimentos infraestrutura do Arco Norte para R$ 2,6 bilhões. A estimativa anterior era de R$ 2 bilhões.

    Os recursos serão aplicados na melhoria da malha rodoviária, na conclusão de obras estruturantes em rodovias, na intensificação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste 2 (Fiol 2) e na Estruturação da concessão Fico/Fiol.

    Estimativas de fluxos de grãos previstos no Arco Norte:

    1. BR-163: 20 milhões de toneladas;
    2. BR-364: 16 milhões de toneladas;
    3. BR-242: 4 milhões de toneladas;
    4. BR-155/158/FNS/EFC: 11 milhões de toneladas;
    5. BR-135: 9 milhões de toneladas.Corredor Sul/Sudeste

    Os investimentos no setor serão ampliados para R$ 1,9 bilhões. A estimativa anterior era de R$ 1,6 bilhões.

    O dinheiro será investido na melhoria da malha rodoviária, na concessão de cinco trechos rodoviários, na conclusão de obras estruturantes e na recuperação da Malha do Rio Grande do Sul, além da intensificação da Fico.

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