Thiago Anastácio: Elevamos calote a status constitucional com PEC dos Precatórios
No quadro Liberdade de Opinião, comentarista avaliou aprovação, em primeiro turno, do texto-base da proposta apoiada pelo governo na Câmara dos Deputados
No quadro Liberdade de Opinião desta quinta-feira (4), o comentarista Thiago Anastácio analisou a aprovação, em primeiro turno, do texto-base da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados.
O placar foi apertado. O governo conseguiu 312 dos 308 votos necessários para aprovar a proposta. Em sessão prevista para hoje, os parlamentares ainda vão analisar os destaques que podem mudar o texto-base e votar a PEC em segundo turno.
“O principal aspecto [dessa aprovação] é o da vergonha”, disse Anastácio. “Precisamos entender de uma vez por todas que, no Brasil, estamos elevando mais uma vez a status constitucional o calote.”
Para o comentarista, se o texto da proposta tivesse o objetivo de saciar a fome dos 15 milhões de brasileiros necessitados, seria compreensível a articulação do governo federal para sua aprovação. “[Se fosse isso], entenderíamos essa PEC num momento de grave crise. O grande problema é que não estamos falando disso.”
“Temos quase um ‘ouro de Moscou’ por trás dessa patifaria que a Câmara dos Deputados está praticando. Estamos aumentando o teto, o limite de gastos, para as emendas parlamentares, para os deputados — e é por isso que eles estão se vendendo a esse inconstitucionalismo chulo”, afirmou o comentarista.
O Liberdade de Opinião teve a participação de Thiago Anastácio e Leonardo Alonso. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.
As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.
(Publicado por: André Rigue)