Tesla que se cuide: Volkswagen apresenta o ID.4, novo SUV totalmente elétrico
Segundo Scott Keogh, CEO do Volkswagen Group of America, a expectativa é que o ID.4 tenha tanto impacto quanto teve o Beetle clássico
A Volkswagen lançou seu primeiro SUV elétrico, o ID.4, na quarta-feira (23). A VW chama o ID.4 de seu primeiro veículo elétrico de autonomia longa para o mercado dos Estados Unidos e diz que ele é uma parte importante do movimento geral da marca em direção aos elétricos.
Segundo Scott Keogh, CEO do Volkswagen Group of America, a expectativa é que o ID.4 tenha tanto impacto nos Estados Unidos quanto teve o modelo mais famoso da marca, o Beetle clássico. Nos Estados Unidos, a montadora vendeu quase cinco milhões de Beetles (chamado de Fuscas no Brasil) entre 1949 e 1977.
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Os preços do ID.4 começarão em cerca de US$ 40 mil, sem incluir o crédito fiscal federal de US$ 7.500 disponível para a compra de um veículo elétrico. A inserção do crédito fiscal resultaria em um preço total de compra inicial de cerca de US$ 32.500. Em 2022, após o início da produção do ID.4 nos Estados Unidos, a VW prevê que o preço inicial cairá para cerca de US$ 35 mil. Mas, por enquanto, o SUV será construído na Alemanha.
O preço inicial do ID.4 é mais alto que o do Toyota RAV4 ou Honda CR-V, mas semelhante às versões bem equipadas de ambos os SUVs mais vendidos.
E a ideia é justamente que o ID.4 concorra diretamente com os SUVs movidos a gasolina. Keogh conta que a fabricante alemã não está atrás apenas os clientes que procuram especificamente um veículo elétrico, mas também daqueles que querem um SUV pequeno em geral. Segundo o executivo, entre os proprietários de SUVs de pequeno porte, 30% disseram que considerariam um modelo elétrico na sua próxima compra.
O ID.4 é um pouco menor do que o Volkswagen Tiguan, o SUV compacto da marca movido a gasolina, mas tem espaço interior semelhante, de acordo com a montadora. Isso é possível porque os motores elétricos e as baterias do ID.4 ocupam menos espaço do que o motor a gasolina e a transmissão do Tiguan.
Inicialmente, o ID.4 estará disponível em versões com tração traseira de 201 cavalos. Modelos especiais da “Primeira Edição”, com um preço inicial de US$ 44 mil, terão uma autonomia estimada de 400 quilômetros, de acordo com a VW. Em 2021, a VW começará a vender um modelo com tração nas quatro rodas de 302 cavalos.
Ao contrário de alguns outros SUVs elétricos, como o Model Y da Tesla e o Mustang Mach-E, o ID.4 não tem “frunk” ou porta-malas frontal. Os projetistas da VW decidiram que o espaço extra deixado pela ausência de um motor a gasolina poderia ser mais bem usado para abrigar máquinas de ar-condicionado e, em modelos com tração nas quatro rodas, um motor elétrico. Se não fosse assim, tais partes poderiam afetar o espaço interior.
Em algumas versões do ID.4, o logotipo da VW se acenderá. Segundo Keogh, os projetistas da VW queriam dar ao ID.4 uma aparência amigável e acessível, sem o aspecto intimidante e carrancudo de tantos modelos atuais. Por esse motivo, segundo ele, o design da grade estreita na frente simula um sorriso.
No interior, uma faixa de luz se estende pelo painel, logo abaixo do para-brisas. Essa estreita faixa de luz mudará de cor, piscará ou parecerá ondular de várias maneiras para dar dicas ao motorista. Ela pode, por exemplo, comunicar quando o veículo é ligado ou desligado, quando as portas são trancadas ou destrancadas ou quando a navegação sugere uma curva se aproximando.
O pedal do freio tem um símbolo de Pause de barra dupla, enquanto o pedal do acelerador tem o ícone triangular associado à função Play, uma referência visual inteligente às interfaces de um reprodutor de mídia digital.
Em vez de freios a disco nas quatro rodas, como a maioria dos carros e SUVs têm hoje, o ID.4 terá freios a tambor traseiros. Freios a tambor, nos quais as sapatas de freio pressionam para fora a partir do interior de um tambor, eram comuns nas rodas traseiras da maioria dos carros, uma vez que menos força de frenagem é necessária na parte traseira. Eles ainda podem ser encontrados em alguns modelos de carros básicos.
Já os freios a disco nas quatro rodas, nos quais as sapatas dos freios se apertam para dentro em um rotor de metal, eram comuns apenas em carros de alto desempenho. Hoje, muitos veículos de passageiros os possuem. De acordo com o fabricante, o ID.4 tem freios a tambor traseiros porque eles são mais adequados para um veículo elétrico.
Os carros elétricos usam menos seus freios do que outros veículos porque grande parte de sua desaceleração, mesmo quando o motorista pressiona o pedal do freio, vem da “regeneração”. É o momento no qual as rodas podem girar o motor elétrico do carro, e não o contrário. Isso diminui a velocidade do carro e, ao mesmo tempo, produz a eletricidade que é armazenada na bateria. Por isso, os freios dos veículos elétricos tendem a durar mais do que os freios dos carros a gasolina.
O ID.4 é baseado na nova plataforma de engenharia MEB desenvolvida pela empresa. MEB significa Modularer E-Antriebs-Baukasten em alemão, ou Kit de Ferramentas de Eletrificação Modular. Essa configuração de engenharia básica será compartilhada com uma variedade de veículos elétricos de várias outras marcas do Grupo Volkswagen, incluindo Škoda, Audi e SEAT.
No Salão Automóvel de Frankfurt no ano passado, a VW revelou o ID.3, um hatch compacto também baseado na plataforma MEB. Os executivos da VW disseram que atualmente não há planos para oferecer o ID.3 nos EUA por causa da pequena demanda por carros compactos no país, elétricos ou não. Vários fabricantes de automóveis pararam de vender carros pequenos nos Estados Unidos, enquanto o mercado de SUVs pequenos tem aumentado.
A produção do ID.4 começou no mês passado na fábrica da VW em Zwickau, Alemanha. A partir do próximo ano, ele também será produzido na fábrica da VW em Chattanooga, Tennessee. Posteriormente, ele também será fabricado em duas plantas na China e outra na Europa.
(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).
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