Tensão institucional no país afasta grandes investidores estrangeiros
Gestores também estão preocupados com a demora na tramitação de reformas no Congresso Nacional
A tensão institucional no Brasil tem afastado grandes investidores estrangeiros, segundo a âncora da CNN Daniela Lima, que ouviu gestores de grandes fundos. Para eles, a ordem é esperar para investir no país.
Além disso, há também a preocupação com o ambiente econômico do território brasileiro.
Nem a promessa de reformas tem reativado a confiança no Brasil por conta da preocupação excessiva com a possível alteração desses projetos no Congresso Nacional. Os projetos tem chegado cheios de arestas para serem aparadas ao Legislativo e as mudanças que podem ser feitas preocupam o mercado.
O maior exemplo disso tem sido a reforma do Imposto de Renda, que passa por grande resistência de parlamentares e setores produtivos para avançar.
Segundo os gestores, a grande notícia do momento é relacionada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que não mostra disposição de levar adiante algumas pautas.
Ontem, em sua primeira coletiva como ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni pediu aos senadores a aprovação da Medida Provisória (MP) nº 1.045, que renova o programa de redução ou suspensão dos salários e jornada de trabalho com o pagamento de um benefício emergencial aos funcionários.
“É preciso lembrar o quanto é importante fazer um apelo ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, que a medida provisória seja não apenas votada, mas aprovada”, afirmou Onyx.
(*Publicado pro Ligia Tuon)