Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Tarifas de Trump serão um desastre para vinhos de Portugal, diz setor

    Presidente dos Estados Unidos ameaçou taxar bebidas alcoólicas da União Europeia se tarifa de 50% para uísque americano se mantiver

    Muriel Porfiroda CNN , São Paulo

    O novo foco do presidente dos Estados Unidos tem preocupado as organizações que cuidam do vinho da União Europeia.

    Para o presidente da ViniPortugal, entidade responsável pela promoção internacional de vinhos portugueses, Frederico Falcão, a taxação em 200% das bebidas alcoólicas importadas pelos norte-americanos será “altamente prejudicial”.

    “Se essas tarifas avançarem, será um desastre para o nosso setor. Vamos pressionar fortemente o nosso governo e a União Europeia para resolverem essa situação”, declarou.

    Nesta quinta-feira (13), em uma publicação no Truth Social, Trump disse que seu governo imporia uma tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas da UE, a menos que revogasse a tarifa de 50% que o governo europeu impôs na quarta-feira (12) sobre o uísque dos EUA.

    Os Estados Unidos são o segundo maior mercado de exportação para os vinhos portugueses, segundo a entidade. Em 2024, atingiram 102,1 milhões de euros, atrás apenas da França, com 103,4 milhões de euros.

    Já a União Europeia exportou 29% de todo o vinho do bloco para os Estados Unidos, valor que chegou a 4,9 bilhões de euros em 2024, segundo a Eurostat.

    China importará mais alimentos da América Latina e Europa

    Tópicos