Tarifa de serviços de Itaipu terá primeira redução após 13 anos, diz governo
Custo Unitário dos Serviços de Eletricidade (Cuse), que é uma das componentes da tarifa de repasse da usina, foi reduzido em 8,2%
Autoridades da Itaipu Binacional anunciaram nesta terça-feira (9) que a tarifa de serviços de eletricidade da hidrelétrica foi reduzida em 8,2% em 2022, na primeira diminuição após 13 anos da taxa que estava “congelada”, disse o Ministério de Minas e Energia.
O chamado Custo Unitário dos Serviços de Eletricidade (Cuse), que é uma das componentes da tarifa de repasse de Itaipu, foi definido em 20,75 dólares/kW para o ano de 2022.
Segundo um comunicado, as partes chegaram a um valor intermediário, já que o Brasil defendia 18,97 doláres/kW, enquanto a posição do Paraguai era de manter os 22,60 dólares/kW, ampliando o valor disponível para as despesas de exploração.
Os ingressos adicionais estimados serão utilizados para a manutenção da tarifa de repasse de Itaipu nos moldes da aprovada provisoriamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em dezembro de 2021, que considerou o valor de 18,97 dólares/kW para o Cuse, “não havendo, portanto, impacto para o consumidor final”.