Tarcísio de Freitas diz que São Paulo vai ser “parceiro do governo” em relação à reforma tributária
Governador também comentou sobre o novo arcabouço fiscal após reunião com Rui Costa
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (9) que o estado será parceiro do governo federal a respeito da reforma tributária. A declaração foi dada depois da reunião do governador com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, no Palácio do Planalto.
Tarcísio disse que sabe da dificuldade da reforma tributária e entende que não é uma coisa fácil. Segundo ele, tratar dessa resolução por partes é o caminho para avançar nesse assunto.
“Resolve o que é mais fácil primeiro, dá o primeiro passo, simplifica os tributos federais, uniformiza as regras de ICMS para os estados, porque isso vai ter a possibilidade de eliminar parte dessa guerra fiscal. Depois você vai dando outros passos, vai ganhando confiança”, afirmou.
O governador do estado mais populoso do país também comentou sobre o arcabouço fiscal. Na sua avaliação, o equilíbrio fiscal é o que traz confiança para o mercado, já que diminui os juros e anima os investidores.
“Eu acho que se a gente eliminar ruído na economia e, principalmente, mostrar que tem um compromisso forte, a gente vai ter condição de dar passos vigorosos na direção do crescimento”, acrescentou Tarcísio.
A ministra Simone Tebet afirmou, nesta quinta-feira (9), que o novo arcabouço fiscal vai agradar a todos, inclusive ao mercado. O governo federal espera aprovar a reforma tributária ainda no primeiro semestre deste ano.
*sob supervisão de Brenda Silva