Starbucks Rewards será encerrado no Brasil; saiba até quando usar os créditos
Operadora da cafeteria norte-americana está em recuperação judicial desde novembro
O programa de recompensas da Starbucks vai ser encerrado no Brasil pela empresa que está em recuperação judicial. A operadora da marca no Brasil, a SouthRock, enviou e-mail nesta quarta-feira (27) aos clientes com o aviso sobre o fim do chamado “Starbucks Rewards”.
A empresa informa que os membros do serviço podem usar o saldo e os créditos que ainda possuam até a data indicada. Ou seja, até o último dia de janeiro de 2024. A partir de fevereiro, o saldo no programa não poderá mais ser usado.
Nesse programa de recompensas, os clientes acumulam “estrelas” em todas as compras quando se identificam no caixa. Os pontos podem ser trocados por um café ou alimentos grátis ou produtos, como canecas e cafeteiras.
A partir de 31 de janeiro também serão suspensos os pagamentos com Starbucks Card ou aqueles feitos atualmente com o aplicativo da cafeteria. Todos esses serviços deixarão de funcionar no Brasil.
Além da Starbucks, a SouthRock é dona das operações do Subway, TGI Friday’s e Eataly no Brasil.
Desde o dia 1º de novembro, a empresa está em um processo de recuperação judicial, com uma dívida que soma R$ 1,8 bilhão.
De toda a dívida da companhia, cerca de 80% é respaldada por recebíveis das receitas dos restaurantes. Ou seja, os bancos emprestaram com a garantia de que os restaurantes gerariam receita suficiente para pagar a operação – o que não se concretizou.
Após negar em um primeiro momento e realizar um pedido de perícia, o Tribunal de Justiça de São Paulo aprovou o pedido.
De acordo com um porta-voz da Starbucks Coffee Company ouvido pela CNN, a empresa busca manter as operações no Brasil e reforça o compromisso com o mercado brasileiro.
Franquia da Starbucks
No dia 13 de outubro, a sede da Starbucks em Seattle, nos Estados Unidos, enviou à SouthRock um “Notice of Termination of Licensing Agreements” ou “Notificação de Rescisão do Acordo de Licenciamento”, em português.
Sem receber os royalties pelo do uso da marca no Brasil, a multinacional anunciava a rescisão de contrato que permite à SouthRock Capital explorar a marca Starbucks no Brasil.
Quando questionado sobre o não pagamento de royalties pelo uso da marca e o desejo da multinacional de encerrar o acordo de licenciamento no Brasil, o porta-voz da empresa informou apenas que não divulga o conteúdo das discussões internas com os operadores licenciados.
Enquanto isso, os advogados da SouthRock afirmam que esses contratos “são absolutamente essenciais à manutenção das atividades das requerentes e, consequentemente, à viabilização da reestruturação de seu passivo”.
Desde o anúncio do pedido de recuperação judicial, clientes da rede estão relatando que várias unidades da cafeteria não abriram.
Questionada sobre as lojas inoperantes, a marca não confirmou se os fechamentos têm ligação com a situação da companhia.
*Com informações de Fernando Nakagawa, da CNN Brasil; sob supervisão de Larissa Coelho