Serviços de streaming sofrem baque com alta da inflação no Reino Unido
Britânicos cancelaram cerca de 1,5 milhão de assinaturas nos primeiros três meses de 2022, de acordo com a consultoria Kantar
Os britânicos estão abandonando serviços de streaming como Netflix e Disney+ para economizar dinheiro, em meio à maior queda de renda registrada no Reino Unido desde a década de 1950.
Os serviços de streaming cresceram durante a pandemia por causa do isolamento forçado em casa. Com as restrições de bloqueio suspensas, os britânicos cancelaram cerca de 1,5 milhão de assinaturas nos primeiros três meses de 2022, um aumento de cerca de 500.000 em relação ao trimestre anterior.
Mais de um terço fez isso para economizar dinheiro, de acordo com um novo relatório da consultoria de mídia Kantar.
A inflação crescente no Reino Unido – que atingiu uma alta de 30 anos de 7% no mês passado – forçou muitas famílias a cortar gastos não essenciais, e as assinaturas de plataformas de streaming de vídeo estão firmemente na linha de fogo.
“As famílias estão começando a priorizar seriamente onde e como sua renda disponível é gasta”, disse o relatório.
O relatório da Kantar mostrou que o número de lares britânicos com pelo menos uma assinatura caiu em 215.000 durante o trimestre, com um recorde de 38% dos clientes também planejando cancelar assinaturas nos próximos três meses devido a preocupações com dinheiro.
“A proporção de consumidores que planejam cancelar os serviços de assinatura sob demanda e declaram o principal motivo como ‘querer economizar dinheiro’ subiu para seu nível mais alto em 38%, acima dos 29% no quarto trimestre de 21”, disse o relatório.
O aumento dos preços da energia e dos alimentos deve reduzir a renda disponível das famílias em 2,2% por pessoa nos próximos 12 meses, de acordo com o Office for Budget Responsibility do Reino Unido. Essa é a maior queda nos padrões de vida desde 1956, quando os registros do governo começaram.
Dominic Sunnebo, diretor de insights globais da divisão Worldpanel da Kantar, disse que os números mais recentes são “sóbrios” para os streamings.
“As evidências dessas descobertas sugerem que as famílias britânicas estão agora procurando maneiras de economizar de forma proativa, e o mercado está vendo os efeitos disso”, disse ele.
Os espectadores se afastaram da Disney a uma taxa muito mais rápida do que da Netflix e Amazon, já que a rotatividade de clientes triplicou trimestralmente, atingindo 12%.
A Kantar estima que a Netflix – a maior plataforma de streaming do mundo – tenha cerca de 12 milhões de assinantes na Grã-Bretanha, representando entre 5% e 6% de sua base global de clientes.