BC estuda liberar “dinheiro esquecido” em instituições financeiras falidas
Resgate pode ser incluído nas próximas fases do Sistema Valores a Receber lançado pelo Banco Central


O Banco Central (BC) estuda incluir em seu Sistema Valores a Receber (SVR), o “dinheiro esquecido” em instituições financeiras falidas nas próximas fases da plataforma.
De acordo com o banco, o novo resgate pode ser liberado durante as próximas fases da ferramenta de consultas, ainda sem uma data confirmada pela instituição.
Em nota, o BC confirma que “está em estudo a possibilidade de inclusão, no Sistema Valores a Receber, dos recursos de depositantes e investidores de entidades financeiras sob regime de liquidação extrajudicial”.
Até as 18 horas desta sexta-feira (18), foram 96,832 milhões de buscas por CPFs e CNPJs na plataforma da autoridade monetária, sendo 94,342 milhões de pessoas físicas, com mais de 74 milhões com saldo, e 2,489 milhões de pessoas jurídicas, sendo 249.568 com dinheiro a receber.
A estimativa do Banco Central é de haja um total de R$ 8 bilhões a serem recuperados, dos quais R$ 3,9 bilhões devem ser liberados na etapa atual.
Veja quais valores serão incluídos nas próximas fases:
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em termos de compromisso assinados pelo banco com o BC
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em termos assinados pelo banco com o BC
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível
- Entidades em liquidação extrajudicial
- Fundo Garantidor de Crédito (FGC)
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop)
O que é o Sistema Valores a Receber?
A plataforma possibilita que o público consulte valores “esquecidos” em bancos ou instituições financeiras e realize o resgate do montante nas datas estipuladas pelo Banco Central (BC).
As consultas podem ser feitas no endereço valoresareceber.bcb.gov.br, é possível consultar recursos que estavam parados, seja em contas-corrente que foram encerradas ou na poupança. E vale para contas de pessoas físicas e jurídicas.
Por que o BC pede para fazer nova consulta em maio?
O BC informou que deve realizar novas fases da consulta, mas não confirmou uma data para o início. A instituição ainda deve avaliar o calendário para próximas etapas.
No site da plataforma, caso o usuário não tenha valores para resgatar, uma mensagem informa para que ele retorne no dia 2 de maio.
“Atualmente você não tem valores a receber. Mas você poderá fazer nova consulta a partir de 02/05/2022, para saber se terá valores a receber no novo período de consulta“, diz a mensagem.
Questionado sobre a data, o banco informou que no dia 2 de maio o cidadão poderá consultar se foram inseridas novas informações para seu CPF/CNPJ na base de dados do sistema referente à primeira fase.
Veja como funciona a consulta no passo a passo feito pelo CNN Brasil Business.
- 1 de 5
Confira o passo a passo para saber se tem "dinheiro esquecido" em bancos ou instituições financeiras • Getty Images
- 2 de 5
Entre no site Sistema Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br), do Banco Central, e clique em Consulte "aqui" • Reprodução/Banco Central
- 3 de 5
Informe o CPF e a data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa. Clique em "Consultar" • Reprodução/Banco Central
-
- 4 de 5
Se tiver valores a receber, o site informará a data e o horário em que é preciso voltar para consultar o montante e pedir o resgate. As datas variam conforme a data de nascimento ou abertura da empresa • CNN Brasil Business
- 5 de 5
Se não tiver valores a receber, aparecerá a mensagem: "Atualmente você não tem valores a receber". O sistema sugere que o usuário volte a consultar o site a partir do dia 2 de maio • Cnn Brasil Business