Saiba quem é Lachlan Murdoch, o novo presidente da Fox
Herdeiro do império midiático de Rupert Murdoch já co-presidiu os grupos e foi nomeado CEO da Fox News em 2019
Lachlan Murdoch, o filho mais velho de Rupert Murdoch, foi escolhido para assumir o vasto império midiático do seu pai, coroando anos de especulação desenfreada nos meios de comunicação e disputas fraternas veladas.
A decisão, anunciada nesta quinta-feira (21), torna Lachlan, de 52 anos, o único presidente da controladora da Fox News, a Fox Corporation, e da News Corporation, proprietária do Wall Street Journal, do New York Post e de outros jornais.
Embora seus irmãos mais próximos, Elisabeth e James, já tivessem sido vistos como candidatos ao trono, a ascensão de Lachlan tornou-se praticamente garantida nos últimos anos.
Em sintonia com seu pai, Lachlan co-presidiu as corporações Fox e News e foi nomeado CEO da Fox News em 2019.
Rupert Murdoch, de 92 anos, um dos magnatas da mídia mais influentes da era moderna, continuará a atuar nos conselhos como presidente emérito.
“Agradecemos a ele por sua visão, seu espírito pioneiro, sua determinação inabalável e o legado duradouro que deixa às empresas que fundou e a inúmeras pessoas que impactou”, disse Lachlan em comunicado na quinta-feira.
A riqueza aparentemente ilimitada dos Murdoch – a Forbes estima que a família vale quase US$ 18 bilhões – e as suas rixas por vezes complicadas nos bastidores tornaram a família em uma fonte de intriga nos meios de comunicação de elite e nos círculos empresariais.
Os roteiristas da série “Succession” da HBO basearam-se fortemente na vida dos Murdochs para criar a família fictícia Roy.
Drama de sucessão
Rupert Murdoch desenvolveu seu negócio a partir de raízes relativamente modestas, herdando de seu pai um jornal australiano em 1952.
Nas sete décadas seguintes, Murdoch avançou agressivamente nos mercados britânico e americano, comprando jornais, lançando a rede Fox, adquirindo a 20th Century Fox, estúdio de cinema, e revolucionando o cenário de notícias a cabo com a estreia da Fox News em 1996.
Com sua segunda esposa, Rupert teve três filhos: Elisabeth, Lachlan e James.
Os dois irmãos, com apenas 15 meses de diferença de idade, eram profundamente competitivos quando crianças e, ao longo dos anos, trocaram os papéis de “herdeiro aparente e filho rejeitado”, de acordo com um artigo da New York Times Magazine de 2019 sobre a família.
“Não era segredo para as pessoas próximas da família que Murdoch sempre favoreceu Lachlan”, segundo a revista.
O planejamento da sucessão de seu gigante da mídia pareceu começar para valer em 2015, quando Rupert nomeou Lachlan e James como co-presidentes da 21st Century Fox.
Mas em 2020, James, que apoiou a campanha de Joe Biden em 2020 e fez doações para causas de tendência democrata, rompeu dramaticamente com a empresa, citando “desentendimentos sobre determinados conteúdos editoriais”, entre outros motivos.
Elisabeth, que entrou e saiu dos negócios da família enquanto construía sua própria carreira como produtora de televisão, muitas vezes sentia que estava sendo ofuscada por seus irmãos, de acordo com um perfil dela de 2012 na New Yorker. Um amigo da família citado no perfil comparou Elisabeth a Cordelia, a filha devotada de “Rei Lear”, de Shakespeare.
“Ela ama o pai”, disse o amigo à revista, “mas é do sexo errado”.
Ascensão de Lachlan
Lachlan está no comando da Fox News desde 2019, supervisionando uma era de desinformação desenfreada sobre as eleições de 2020 e a pandemia de Covid-19.
Embora ele tenha criticado Trump no particular, segundo disseram pessoas familiarizadas com o assunto à CNN no ano passado, Rupert sinalizou aos funcionários na quinta-feira que Lachlan manterá a tendência editorial de direita da rede.
“Meu pai acreditava firmemente na liberdade e Lachlan está absolutamente comprometido com a causa”, disse Rupert em um memorando aos funcionários.
Lachlan finalmente aprovou a decisão extraordinária da Fox de não transmitir as primeiras audiências ao vivo conduzidas pelo comitê da Câmara que investiga o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA.
A rede optou por fazer comentários sobre a audiência dos apresentadores de direita Tucker Carlson, Sean Hannity e Laura Ingraham.
No momento em que essas audiências foram ao ar, Lachlan e sua esposa, Sarah, estavam relaxando em seu iate de US$ 30 milhões no porto de Sydney, de acordo com uma biografia de 2022 do jornalista australiano Paddy Manning.