Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio Grande do Sul decreta situação de emergência zoossanitária

    Medida atende a recomendação do governo federal para que os estados possam acessar recursos para combater a disseminação da gripe aviária

    Stêvão Limanada CNN , Porto Alegre

    O Rio Grande do Sul é o sétimo estado brasileiro a decretar situação de emergência zoossanitária em meio aos casos de gripe aviária em diversas regiões do Brasil.

    O decreto foi publicado nesta sexta-feira (28) e é assinado pelo vice-governador e governador em exercício, Gabriel Souza (MDB).

    A medida atende a recomendação feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para que os estados possam acessar recursos municipais, estaduais ou federais de origem governamental ou privada para combater a disseminação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

    O decreto tem vigência de até 180 dias contados a partir de hoje, podendo ser prorrogado conforme a evolução da situação epidemiológica do Rio Grande do Sul.

    Até o momento o estado gaúcho não possui casos confirmados de IAAP em aves comerciais ou de granja.

    O único foco do vírus foi registrado em uma ave silvestre na Estação Ecológica do Taim, localizada entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no sul do estado, no dia 24 de maio.

    No mesmo local foram encontradas 36 aves mortas durante trabalhos de rotina da equipe local, principalmente cisnes do pescoço negro.

    O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de frango de corte no Brasil e também sustenta a terceira posição nos dados de exportação de ovos.

    Mais de 800 milhões de aves são abatidas no estado todos os anos.

    Veja também: Taxa de desemprego cai para 8% no segundo trimestre de 2023, menor patamar em nove anos

     

     

     

    Tópicos