Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ricardo Baronovsky: Conduta de Bolsonaro com desoneração busca por pleno emprego

    No quadro Liberdade de Opinião desta sexta-feira (12), o comentarista diz que Bolsonaro se respalda no título VII da Constituição ao propor extensão da medida que favorece empresários

    Da CNN , em São Paulo

    No quadro Liberdade de Opinião desta sexta-feira (12), o comentarista Ricardo Baronovsky avaliou a decisão do presidente Jair Bolsonaro de prorrogar por mais dois anos a desoneração da folha de pagamento das empresas de 17 setores.

    “Existem dois princípios que pautam a conduta do presidente: Primeiro, busca do pleno emprego e, segundo, incentivar a livre iniciativa. Quando ele desonera a folha de pagamento, reduzindo para 20% do valor da folha, e trazendo uma alíquota fixa no rendimento bruto de 1% a 4,5%, suaviza essa carga altíssima que o empresário padece — isso é reflexo do pós-pandemia”, explicou o comentarista.

    “Então, a conduta do presidente vai ao encontro da Constituição, vai ao encontro de gerar e preservar 6 milhões de empregos. Não dá para demonizar o empresário, tem que dar pista, tem que favorecer recursos e nada mais ele [Bolsonaro] fez do que tirar amparo constitucional dessa medida que tem respaldo no título VII da Constituição.”

    “Quando a gente fala em desoneração, basicamente a gente tem uma política de incentivo para tentar reduzir um pouco a burocracia, reduzir um pouco a tributação e, infelizmente, não é fácil ser empresário no país. Você tem muita burocracia, você tem um complexo de tributos muito grande e você tem toda uma dificuldade inerente a trabalhar e ter aquele sucesso, aquele talento que exige-se para o setor privado.”

    O Liberdade de Opinião teve a participação de Fernando Molica e Ricardo Baronovsky. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.

    Ricardo Baronovsky no quadro Liberdade de Opinião (12.nov.2021) / CNN /Reprodução

    As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.

    Tópicos