Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reunião entre Biden e Xi é sinal “construtivo” para comércio, diz Chefe do FMI

    Kristalina Georgieva também falou que líderes das principais economias emitiram um "apelo forte" pelo fim da guerra da Rússia na Ucrânia

    Por David Lawder, da Reuters

    O encontro do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com o líder chinês, Xi Jinping, foi um sinal “muito construtivo” que pode aliviar as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo, disse a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, nesta quarta-feira (16).

    Os líderes das principais economias emitiram um “apelo forte” pelo fim da guerra da Rússia na Ucrânia, em parte porque o conflito é o maior fator individual desacelerando a economia global, disse Georgieva à Reuters no final de uma controversa cúpula do G20.

    Mas o encontro entre Biden e Xi enviou “uma mensagem muito significativa ao mundo de que a cooperação internacional é importante para todos nós”, disse Georgieva.

    Ela observou que o FMI alertou que o crescimento sofreria se o mundo se fragmentasse em blocos geopolíticos liderados pelos Estados Unidos e aliados ocidentais de um lado e a China e outras economias comandadas pelo Estado do outro, com concorrência de tecnologia e outros fatores. Isso reduziria a produção do PIB global em US$ 1,4 trilhão, para US$ 3,5 trilhões, estima o Fundo.

    “Imagine o que o mundo pode fazer com esse tipo de dinheiro”, disse Georgieva.

    “E em um momento de inflação alta, isso é menos desejável”, disse Georgieva ao falar sobre tarifas dos EUA impostas sobre a China. “Além disso, a China reconhece que tem que haver uma confiança na cooperação mútua porque vemos a economia chinesa em uma situação muito difícil.”

    Tópicos