Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Relatório de Inflação se chamará Relatório de Política Monetária, esclarece BC

    O novo sistema de meta de inflação entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, com centro do alvo e o intervalo de tolerância definidos pelo CMN, mediante proposta do ministro da Fazenda

    Agência Estado

    O Banco Central esclareceu nesta quarta-feira, 26, após a publicação do decreto que estabelece a meta contínua de inflação, que o Relatório Trimestral de Inflação passará a se chamar Relatório de Política Monetária.

    “Em linha com a prática internacional, o Relatório de Inflação passará a se chamar Relatório de Política Monetária. Sistemática de divulgação será a mesma do Relatório de Inflação”, diz informe compartilhado pela assessoria de imprensa da autoridade monetária.

    O novo sistema de meta de inflação entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, com centro do alvo e o intervalo de tolerância definidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mediante proposta do ministro da Fazenda.

    O cumprimento da meta será apurado com base na inflação acumulada em 12 meses em um índice de inflação definido pelo CMN – ela será considerada descumprida se houver desvio por seis meses consecutivos do intervalo de tolerância.

    O BC terá de divulgar, a partir de 2025, até o último dia útil de cada trimestre civil, o novo Relatório de Política Monetária, que trará o desempenho da nova sistemática da meta, os resultados das decisões passadas de política monetária e a avaliação prospectiva da inflação.

    Tópicos