Relator deve apresentar uma proposta de reforma tributária ampla, diz economista
Em entrevista à CNN Rádio, Bernard Appy disse que proposta abrangente trará mais confiança aos investidores
O relator da Comissão Mista da Reforma Tributária, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), vai anunciar até esta segunda-feira (3) o relatório inicial com as propostas que deverão ser debatidas pelo Congresso. Em entrevista à CNN Rádio, o economista e diretor do Centro de Cidadania Fiscal, Bernard Appy, afirmou que o parecer do relator deve ser para uma reforma ampla.
“Muito provavelmente o parecer dele deve ser para uma reforma tributário ampla. E não uma focada apenas nos tributos federais, como parece ter sido uma recomendação do presidente da Câmara, Arthur Lira. Mas o que vai acontecer depois, no Congresso, eu não sei”, avaliou Appy, que também é um dos autores da PEC 45, um dos textos que será avaliado.
O economista explicou que uma reforma mais ampla trará mais confiança para o investidor. “Uma reforma parcial traria um efeito muito menor e uma insegurança continuaria no ambiente de negócios. Todo mundo sabe que tem que ter reforma, se não fizer isso agora, ficará para o próximo governo.”
Para Bernard Appy, ainda há tempo para a aprovação da reforma tributária neste ano: “O tema está amadurecido tecnicamente, ajustes necessários já foram pensados. A partir de meados do segundo semestre fica difícil aprovar, mas apresentando este relatório hoje, é possível ser aprovado.”