Reino Unido e UE fazem pacto para cooperação em serviços financeiros
O pacto não chega a reconectar a cidade de Londres ao bloco após o processo do Brexit, afirma os dois países
O Reino Unido e a União Europeia (UE) firmaram um novo pacto de cooperação em serviços financeiros nesta sexta-feira, (26) mas que não chega a reconectar a cidade de Londres ao bloco após o processo do Brexit.
“Passos formais precisam ser dados por ambos os lados antes que o Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) possa ser assinado, mas espera-se que isso possa ser feito rapidamente”, disse o Ministério das Finanças do Reino Unido em comunicado.
Uma vez assinado, o MoU criará a estrutura para cooperação voluntária em serviços financeiros, estabelecendo o Fórum Regulatório Financeiro Conjunto Reino Unido-UE, disse o ministério.
Bruxelas tem dito que um MoU não dará automaticamente a empresas do Reino Unido acesso ao mercado financeiro depois que a saída total do país do bloco, em 31 de dezembro passado, deixou a cidade de Londres em grande parte isolada da UE.
O acordo é semelhante ao que o bloco já fez com os Estados Unidos para a realização de reuniões regulares, informais e não vinculantes de reguladores financeiros.