Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reforma tributária: afinidade com Fazenda pode influenciar escolha de relator

    Boa relação entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Eduardo Braga (MDB-AM) é um dos trunfos para que o senador do MDB assuma a relatoria

    Da CNN* , Brasília e São Paulo

    A boa relação com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é um dos trunfos para que o senador Eduardo Braga (MDB-AM) assuma a relatoria da proposta da reforma tributária.

    Apesar das especulações entre o nome do senador amazonense e o de Otto Alencar (PSD-BA) como possíveis escolhas de relatoria, Braga se destaca pela experiência e por acumular boa relação com o ministro petista ao longo de muitos anos.

    Para se ter uma ideia, à mesma época em que Fernando Haddad foi prefeito de São Paulo, Eduardo Braga atuou como ministro do governo Dilma Rousseff (PT).

    Por sua vez, Braga foi governador do Amazonas quando Haddad exercia a função de ministro da Educação. Com isso, uma relação importante se estabeleceu entre os dois.

    Além disso, Braga também tem se mostrado muito dedicado nos assuntos que discute.

    Em uma das reuniões realizadas com Bernard Appy, mentor da reforma tributária, o senador demonstrou tanto conhecimento que Appy ficou impressionado com o nível do debate que se estabeleceu.

    Por sua vez, Otto também manifestou disposição para aceitar a missão de relator.

    Além de fazer parte de uma das bancadas mais importantes do Senado, a do PSD, ele defende que a tramitação do texto seja rápida – exatamente um dos objetivos do governo.

    O senador baiano também defende que seja mantido um diálogo forte com os líderes da Câmara para que, caso haja mudanças no texto no Senado, elas tenham maior aceitação da casa liderada por Arthur Lira.

    Desta forma, as movimentações técnicas e políticas realizadas pela Câmara dos Deputados poderiam ser preservadas para que a tramitação ocorra de forma tranquila, sem que deixe de haver protagonismo do Senado.

    Nesta terça-feira (11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reunirá com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para ajustar alguns pontos no texto aprovado na semana passada.

    Porém, a expectativa com o encontro é de que haja maior clareza de quem deverá assumir a relatoria da reforma.

    O Palácio do Planalto também está mirando a escolha do relator. Segundo apuração de Gustavo Uribe, da CNN, o presidente Lula deseja se encontrar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para avaliar e discutir os nomes.

    Publicado por Amanda Sampaio, com informações de Gustavo Uribe e Iuri Pitta, da CNN

    Tópicos