Recomposição do mercado deve ajudar em efetivações de fim de ano, avalia Alshop
Associação Brasileira de Lojistas de Shopping prevê a criação temporária de 80 mil postos de trabalho no último trimestre de 2021
O aumento da demanda dos consumidores tende a incentivar que empresários recomponham a quantidade de funcionários num patamar anterior ao da pandemia.
A análise é do diretor institucional da Alshop, Luís Augusto Ildefonso.
Em entrevista à CNN Rádio, ele lembrou que muitas lojas reduziram o quadro de funcionários, mas precisam se readequar para uma nova demanda de consumo.
“Como houve muitas demissões no varejo e na área de serviços, existe agora a preocupação de repor um pouco esse quadro porque, com a imunização cada vez mais rápida e melhor do povo brasileiro, o fluxo de pessoas tem aumentado tanto em lojas de rua, principalmente em shopping centers”, diz.
“Isto traz uma previsão de um Natal seguramente melhor do que o do ano passado”, avalia.
Luís Augusto Ildefonso pondera que é difícil saber exatamente como os consumidores vão se comportar neste fim de ano.
O diretor institucional da Alshop lembra que muitas pessoas estão com restrições orçamentárias, o que dificulta o planejamento para estoques de lojistas.
Além da incerteza da demanda, o valor alto do dólar dificultou o acesso a algumas matérias-primas e encareceu diversos produtos.
Ainda dentro das projeções da Alshop, os estados que devem abrir mais vagas neste último trimestre de 2021 são São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.