Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Realidade de chuvas está pior do que simulações, diz operador do sistema elétrico

    De acordo com Luiz Carlos Ciocchi, a previsão para o período chuvoso ainda é incerta, fator que deixa o cenário ainda mais preocupante

    Anna Russido CNN Brasil Business , Brasília

    O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, admitiu que as condições climáticas têm se mostrando “mais negativas” na realidade do que nas simulações de chuvas feitas pelo órgão. A fala vem em meio às novas medidas do governo federal para tentar mitigar a pior crise hídrica do país nos últimos 91 anos.

    “Em algum momento podem dizer que estamos sendo pessimistas demais, mas infelizmente não. Gostaríamos de estar errados, mas a natureza tem se mostrado muito mais negativa do ponto de vista de chuvas do que nossas simulações”, afirmou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (25).

    De acordo com Ciocchi, a previsão para o período chuvoso ainda é incerta, fator que deixa o cenário ainda mais preocupante. “Em agosto, o único local que poderia ter tido uma chuva esperada era a região Sul e essa chuva não apareceu na intensidade que esperávamos”, completou ao explicar que, em situação crítica, a região está sendo abastecida com energia acumulada no Nordeste.

    Ciocchi informou também que o governo trabalha para aprovar a operação de mais quatro termelétricas, que totalizam 1 mil megawatts (MW). “Temos que levar o sistema em que a travessia do período úmido vai chegar e ela sempre chega, embora possa não ser a melhor afluência possível mas trazemos a certeza de que as chuvas virão. […] (Essa) é a condição necessária para que a gente faça essa travessia”, completou.

    Tópicos