Queda dos juros faz otimismo da indústria crescer 2,1 pontos, para 53,2, diz CNI
Apesar de melhora na confiança, empresários ainda não se mostram satisfeitos com condições da economia, aponta entidade
O Índice de Confiança do Empresário Industrial avançou 2,1 pontos, passando de 51,1 para 53,2 pontos. O aumento, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o indicador é otimista, ao crescer a diferença entre a linha divisória dos 50 pontos que separa confiança de falta de confiança.
“Pela primeira vez desde outubro de 2022, as expectativas em relação à economia brasileira cruzaram a linha que separa o pessimismo do otimismo para os próximos seis meses”, avaliou a entidade em nota.
O levantamento ouviu 1373 empresários, incluindo 555 de empresas de pequeno porte, 508 de médio porte e 310 de grande porte, entre 1º e 7 de agosto de 2023.
A consulta aos empresários foi feita após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,5% a taxa básica de juros, a Selic, que agora está em 13,25%.
“O empresário está mais confiante para os próximos seis meses, influenciado pela queda na taxa de juros”, destacou o comunicado da CNI. “Os industriais ainda não se mostram satisfeitos com as condições atuais da economia, mas já houve melhora na percepção”, completou a confederação.