Quase metade dos brasileiros não associa sustentabilidade a nenhuma marca, diz pesquisa
Entre quem conseguiu citar alguma marca, a Natura foi a mais mencionada, seguida de O Boticário
Sustentabilidade e ESG são conceitos atuais nas empresas. Mas o que a população brasileira sabe e pensa sobre esses temas? Uma extensa pesquisa bianual avalia o conhecimento da população sobre o conceito e os principais temas de sustentabilidade e as práticas de consumo dos brasileiros.
Realizada pela consultoria A Arte da Marca, a edição de 2024 descobriu que 38% dos respondentes, o equivalente a uma população de cerca de 61 milhões de brasileiros, se dizem preocupados e comprometidos com a sustentabilidade. Três em cada 10 pessoas dizem que ainda fazem pouco, justificando a falta de informação.
A pesquisa quantitativa online ouviu 1.042 pessoas acima de 18 anos, das classes ABCD, nas cinco regiões do país. O universo do estudo representa 162 milhões de brasileiros e a margem de erro é 2,8%.
Quando questionados sobre quais marcas são comprometidas com a sustentabilidade, 46% dos brasileiros responderam “nenhuma”. “Os consumidores querem que as marcas comuniquem suas práticas e compromissos sustentáveis, pois não aceitam mais promessas vazias ou greenwashing, que é a comunicação de falsos atributos sustentáveis de uma marca ou produto”, afirma a pesquisa.
Entre quem conseguiu citar ao menos uma marca, as mais citadas foram as marcas de cosméticos Natura e O Boticário, por 19% e 7% dos entrevistados, respectivamente.
“Como em outras pesquisas, a marca Natura liderou também no nosso ranking. Esse é o resultado de ações consistentes da marca que apoia comunidades locais na Amazônia, é 100% carbono neutro desde 2007, e em 2020 lançou uma visão de sustentabilidade para 2030 que estabelece metas e ações para lidar com a crise climática, a proteção da Amazônia, a igualdade e a circularidade”, detalha a pesquisa.
Entre as práticas corporativas mais mencionadas pelos consumidores consideradas muito importantes no momento da compra estão iniciativas básicas e previstas na Constituição, como a empresa não usar trabalho infantil e não estar envolvida em corrupção. Para 69% dos entrevistados, ter produtos de qualidade é um atributo essencial.
Seis em cada 10 consumidores consideram muito importante a empresa não testar produtos em animais, reduzir a poluição e as emissões de carbono, economizar e reutilizar a água, cuidar do lixo industrial e ser ética com os funcionários e fornecedores.
Perguntados se estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis, 26% dos entrevistados disseram que frequentemente fazem isso – o equivalente a 42 milhões de brasileiros. E outros 42% disseram que eventualmente pagam mais por produtos e serviços sustentáveis. Isso significa que quase 7 em cada 10 brasileiros buscam o consumo consciente.
No entanto, a pesquisa ressalta que fazer marketing sobre causas, mesmo que seja bem-feito, não basta: “Para os consumidores é preciso que as marcas fundamentem suas ações, tenham o propósito dentro de sua estratégia de negócios, e além de oferecer ótimos produtos e serviços, comprovem o real impacto positivo que a empresa – ou marca gera no meio ambiente e na sociedade”.