Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Próximo passo da Rússia pode ser bloquear exportações de metal, alerta Citi

    Restrições interromperiam as operações de fabricantes em todo o mundo e poderiam prejudicar ainda mais a inflação.

    Julia Horowitzda CNN

    A Rússia restringiu as exportações de gás natural para a Europa e anunciou que reduzirá temporariamente a produção de petróleo neste mês em resposta às sanções ocidentais. Um relatório elaborada pelo Citigroup alerta que o próximo passo do país pode ser bloquear as exportações de metais importantes, como alumínio e paládio.

    Como resultado, os preços dessas commodities podem disparar, disse o banco em nota divulgada aos clientes no dia 6 de março.

    “Qualquer restrição às exportações pode ter grandes implicações para os mercados no curto prazo”, escreveram os analistas do Citi.

    Essas restrições interromperiam as operações de fabricantes em todo o mundo e poderiam atiçar ainda mais a inflação.

    Cerca de 15% do alumínio comercializado vem da Rússia, segundo o Citi. O metal amplamente utilizado pode ser encontrado em aviões e produtos que vão desde eletrodomésticos até papel alumínio e utensílios de cozinha.

    Os Estados Unidos anunciaram uma tarifa de 200% sobre as importações do metal da Rússia, que entra em vigor nesta sexta-feira (10).

    A produção de paládio na Rússia, usado em dispositivos que limitam as emissões de carbono dos carros, corresponde a cerca de um quarto da oferta global.

    Moscou mostrou-se disposta a usar os vastos recursos naturais da Rússia para revidar o Ocidente, que promulgou sanções sem precedentes em resposta à invasão da Ucrânia pelo presidente Vladimir Putin há um ano.

    Por exemplo, no ano passado, a Rússia fez cortes profundos em suas exportações de gás natural para a Europa, seu principal cliente. Isso forçou os governos da região a intensificar os esforços para encontrar novos fornecedores.

    A Rússia também foi acusada de prejudicar o abastecimento global de alimentos ao bloquear os portos ucranianos do Mar Negro nos primeiros meses da guerra e afetar a infraestrutura agrícola, interrompendo o fornecimento de grãos aos mercados mundiais.

    O papel da Rússia na indústria global de energia nuclear também vem ganhando destaquem. O país é um importante exportador de combustível nuclear, mas até agora o setor escapou das sanções ocidentais.

    Tópicos