Produção de petróleo dos EUA bate recorde em outubro, aponta EIA
Produção de petróleo norte-americana cresceu rapidamente em 2024, à medida que operações de perfuração se tornaram mais eficientes


A produção de petróleo dos Estados Unidos aumentou 260.000 barris por dia (bpd) em outubro em relação ao mês anterior, atingindo o recorde de 13,46 milhões de bpd, com a demanda nos níveis mais altos desde a pandemia, mostraram dados da Administração de Informações sobre Energia dos EUA (EIA) na terça-feira (31).
A produção de petróleo norte-americana cresceu rapidamente em 2024, à medida que as operações de perfuração se tornaram mais eficientes no país, mesmo com os temores de excesso de oferta pesando sobre os preços da commodity em meio a um crescimento da demanda mais fraco do que o esperado, especialmente na China, a principal nação importadora de petróleo.
Em relação ao ano anterior, a produção de petróleo dos EUA aumentou 2,3% em outubro, enquanto os preços futuros do petróleo bruto do West Texas Intermediate (WTI) ficaram em média 16% mais baixos durante o mês, de acordo com cálculos da Reuters.
Ainda assim, o crescimento da produção de petróleo dos EUA está ficando mais moderado, disseram os analistas.
O crescimento anual da produção de petróleo nos EUA está em torno de 300.000 a 400.000 bpd em 2024, em comparação com quase um milhão de bpd em 2023, afirmou Alex Hodes, analista de energia da corretora StoneX.
“Houve algumas restrições de infraestrutura que mantiveram a produção relativamente contida, mas eu esperaria ver algo semelhante em 2025”, disse Hodes.