Procon-SP notifica companhias aéreas e de turismo por problemas em SACs
Compartilhar notícias
O Procon de São Paulo informou nesta segunda-feira (24) que notificou 11 empresas dos setores de viagens e turismo após clientes registarem queixas junto ao órgão sobre problemas no atendimento via SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
Segundo o órgão, foram notificadas as companhias aéreas Azul, Gol e Latam, e as empresas de turismo Booking, Costa Cruzeiros, Decolar, Expedia, Grupo CVC, HURB, MSC Cruzeiros e 123 Milhas. Elas terão até o dia 1º de fevereiro para prestar informações para o Procon.
Com a notificação, as companhias precisarão informar o funcionamento dos seus SACs, quais são os canais de atendimento, quantos atendimentos foram realizados nos últimos três meses, os principais problemas relatados, o índice de resolutividade, se os consumidores recebem protocolo de atendimento e por qual setor há mais tratativa de demandas.
Outro tema da notificação é sobre a autonomia dos SACs. O Procon quer saber como é feito o redirecionamento para a ouvidoria quando há insatisfação com o atendimento, o índice de consumidores que recorrem a mais de um canal por falta de resolução no primeiro contato, se existe política de bonificação aos funcionários e se o nível de atendimento das duas áreas é o mesmo.
Especificamente sobre a Covid-19, o órgão pediu informações às 11 empresas sobre a quantidade de atendimentos ligados à doença que foi feita em cada canal e os efeitos da pandemia e de casos de Influenza nas equipes dessas companhias.