Primeira fase de pagamento do “dinheiro esquecido” termina nesta sexta-feira (15)
No sábado (16), também será a última repescagem dessa fase
Termina nesta sexta-feira (15) a primeira fase do cronograma de pagamento do dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras.
Os nascidos em 1984 em diante – ou empresas criadas no mesmo período – poderão sacar o “dinheiro esquecido”, no Sistema Valores a Receber (SVR), nesta semana.
A liberação do acesso e valores segue um calendário conforme o ano de abertura de uma empresa ou data nascimento da pessoa física.
Na quarta-feira (13), por exemplo, é o dia para aqueles que nasceram entre 1989 e 1992 fazerem o saque do valor – caso haja, enquanto os nascidos entre 1993 a 1997, poderão acessar o valor apenas na quinta-feira (14).
E na sexta-feira (15) ficará disponível para os nascidos em 1998 para frente.
No sábado (16), também será a última data de repescagem prevista no cronograma. Assim, as pessoas que ainda não consultaram o valor a receber – caso haja – poderão acessar o sistema nessa data para conferir.
Segundo o Banco Central, até 1º de abril, 27,5 milhões de CPFs foram beneficiados, mas alguns tinham mais de uma conta inativa, alcançando uma quantidade, segundo o BC, de 32,6 milhões.
A maior parte das pessoas, 13,9 milhões, tinha entre R$ 0 e R$ 1,00.
- 1 de 5
Confira o passo a passo para saber se tem "dinheiro esquecido" em bancos ou instituições financeiras • Getty Images
- 2 de 5
Entre no site Sistema Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br), do Banco Central, e clique em Consulte "aqui" • Reprodução/Banco Central
- 3 de 5
Informe o CPF e a data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa. Clique em "Consultar" • Reprodução/Banco Central
-
- 4 de 5
Se tiver valores a receber, o site informará a data e o horário em que é preciso voltar para consultar o montante e pedir o resgate. As datas variam conforme a data de nascimento ou abertura da empresa • CNN Brasil Business
- 5 de 5
Se não tiver valores a receber, aparecerá a mensagem: "Atualmente você não tem valores a receber". O sistema sugere que o usuário volte a consultar o site a partir do dia 2 de maio • Cnn Brasil Business