Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente do Fed afirma que “não está muito longe” da confiança necessária para cortar juros

    Powell citou consciência dos riscos que uma política monetária rígida representa para os trabalhadores

    Por Howard Schneider, da Reuters

    O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta quinta-feira (7) que o banco central dos Estados Unidos “não está longe” de ganhar a confiança necessária na queda da inflação para começar a reduzir a taxa de juros.

    “Acho que estamos no ponto certo”, disse Powell ao comitê bancário do Senado norte-americano.

    “Estamos esperando para nos tornarmos mais confiantes de que a inflação está se movendo de forma sustentável a 2%. Quando tivermos essa confiança – e não estamos longe disso – será apropriado começar a reduzir o nível de restrição para que não levemos a economia à recessão”.

    Powell disse também na audiência que o banco central está “bem ciente” dos riscos que sua política monetária rígida representa para os trabalhadores, mas disse que os cortes de juros ainda dependem da evolução da economia como o Fed espera, com continuidade da inflação mais baixa.

    Powell foi pressionado pelo presidente do painel, Sherrod Brown, democrata de Ohio, sobre o motivo pelo qual o Fed não foi mais rápido em reduzir os juros “para evitar que os trabalhadores percam seus empregos”.

    “Estamos bem cientes desse risco, é claro, e bastante conscientes de que devemos evitá-lo”, disse Powell.

    Ele acrescentou que “se o que esperamos e o que estamos vendo – crescimento forte e contínuo, mercado de trabalho forte (…) progresso na redução da inflação — se a economia evoluir nesse caminho, então acreditamos que o processo de remoção cuidadosa da política restritiva (…) pode e vai começar ao longo deste ano”.

    A presença de Powell no Senado ocorre após uma audiência perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara na quarta-feira. Em ambas as sessões, ele disse que, embora a redução da inflação “não esteja garantida”, o cenário básico do Fed é que as pressões dos preços continuarão a diminuir e que o crescimento econômico continuará.

    Atualmente, os investidores esperam um corte inicial nos juros em junho.

    Tópicos