Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente do BRB e superintendente do Banco Nordeste são cotados para assumir comando da Caixa

    Presidente Lula, porém, indicou a aliados que só fará mudanças depois de se recuperar de cirurgia

    Tainá Falcãoda CNN , Brasília

    Líderes do centrão já tem dois nomes cotados para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal. O favorito é o presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Henrique Bezerra, servidor de carreira da instituição.

    Outro indicado seria Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho, superintendente regional da Pernambuco do Banco do Nordeste.

    Os nomes serão levados ao Planalto assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bater o martelo sobre a troca no comando da Caixa Econômica Federal (CEF), o que só deve ocorrer após a recuperação de Lula da cirurgia que fará nesta sexta-feira (29) no quadril.

    A reabilitação deve demorar, pelo menos, dez dias. Depois desse período, o presidente despachará do Palácio do Alvorada.

    Apesar de Lula ter deixado o entorno do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) ao dizer que não está disposto em mexer no comando do banco, lideranças ligadas a Lira confiam que o presidente cumprirá com acordo firmado durante as trocas ministeriais.

    Líderes do centrão relatam que a saída de Rita Serrano para acomodar um nome de preferência de Lira foi apalavrada pelo próprio presidente e ministros da articulação política. Lula teria dado aval também para troca das 12 vice-presidências, ou seja, entregar a CEF de “porteira fechada”.

    Anteriormente, os nomes cotados para substituir Serrano eram de Margarete Coelho, presidente do Sebrae, e Gilberto Occhi, ex-presidente da CEF.

    Veja também: Relator do Desenrola quer incluir dívidas do Fies no programa

    Tópicos