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    Prejuízo do GPA mais que triplica no 3º trimestre, a R$ 288 milhões

    Geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização ajustado caiu 2,5% comparado com o mesmo período do ano passado

    da Reuters

    O GPA, dono da rede Pão de Açúcar, viu seu prejuízo aumentar no terceiro trimestre, impactado parcialmente por um resultado financeiro negativo, enquanto executa a restruturação de seus negócios.

    O grupo registrou prejuízo líquido de R$ 288 milhões de julho a setembro, ante resultado negativo de R$ 89 milhões no mesmo período de 2021, anunciou o grupo controlado pelo francês Casino nesta quinta-feira (3).

    A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado caiu 2,5% na mesma comparação, para 660 milhões de reais. A margem recuou de 7,1% para 6,3%.

    O GPA passa por restruturação de seus negócios após decidir no ano passado sair do segmento de hipermercados, no qual operava pela bandeira “Extra Hiper”, enquanto luta para enfrentar o efeito de inflação no consumo.

    Em março, a empresa trouxe Marcelo Pimentel, ex-presidente da Marisa, para comandar as operações, com foco na revisão dos sortimentos de produtos disponíveis, de modo a reduzir estoques, ao mesmo tempo que mira baixar a falta de produtos nas gôndolas.

    “Entramos nesse quarto trimestre com uma tendência melhor nas vendas”, disse Pimentel no relatório de resultados, acrescentando que a empresa já encerrou os estudo para o sortimentos ideal, principalmente para a bandeira Pão de Açúcar. Ele destacou a elevação da participação de perecíveis já nos números do terceiro trimestre.

    O GPA havia divulgado há duas semanas prévia operacional com receita bruta no Brasil de 4,3 bilhões de reais para o trimestre e crescimento no conceito mesmas lojas de 6,6% ante mesmo período de 2021, excluindo em postos de combustíveis. A marca Pão de Açúcar cresceu 5,5% nas vendas mesmas lojas.

    No online, o indicador GMV apontou vendas de 409 milhões de reais, crescimento de 8% contra o mesmo período de 2021, quando excluídas as vendas de hipermercados na base comparativa.

    “Esse crescimento é explicado por uma série de melhorias, entre elas, aumento dos horários de entrega de mesmo dia, nova parceria com o iFood para entrega rápida presente em 30 lojas, além de melhorias operacionais para maior eficiência no ‘picking’ dos pedidos”, disse o GPA.

    O resultado financeiro líquido negativo em 180 milhões de reais, 8% pior frente ao mesmo período de 2021, pesou na última linha do resultado, refletindo custo de dívida maior, variação cambial e custo de antecipação de recebíveis.

    As despesas com vendas gerais e administrativas do grupo cresceram 8,2%, para 1,9 bilhão de reais, mas o indicador como percentual da receita líquida diluiu 0,1 ponto percentual.

    O Grupo Éxito, operação do GPA na Colômbia, Argentina e Uruguai, teve receita bruta de 6,9 bilhões de reais no trimestre, crescimento de 8,8%.

    O GPA, que além do Pão de Açúcar opera marcas como James Delivery e Mercado Extra, anunciou no início de setembro uma futura segregação da marca Éxito por meio de uma redução de capital.

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