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    Por que redes de fast food estão tirando o tomate de seus menus na Índia

    Custo da fruta no país aumentou mais de 400% nos últimos meses devido a quebras de safra após ondas de calor escaldante e fortes chuvas

    Tara Subramaniamda CNN

    Os tomates estão fora do cardápio na Índia enquanto o Burger King se torna a mais recente rede de fast food a ser impactada pelo aumento dos preços do alimento básico da culinária.

    No mês passado, o McDonald’s anunciou que muitos de seus restaurantes em todo o país removeriam temporariamente os tomates de seus hambúrgueres, citando problemas de qualidade e escassez de suprimentos.

    Agora, as lojas indianas do Burger King dizem que são “incapazes de adicionar tomates”.

    Em uma seção de perguntas frequentes em seu site, o Burger King garantiu aos clientes que os tomates voltarão em breve, dizendo que sua ausência atual foi “devido a condições imprevisíveis na qualidade e no fornecimento das safras de tomate”.

    Não ficou claro se a remoção de tomates se aplicaria a todas ou apenas algumas de suas lojas.

    A decisão do Burger King ocorre depois que o banco central da Índia elevou sua previsão de inflação para o atual ano financeiro para 5,4%, ante 5,1%, citando o aumento dos preços de certos alimentos no país mais populoso do mundo.

    “No futuro, o aumento nos preços dos vegetais, liderados pelos tomates, exerceria pressões de alta consideráveis ​​na trajetória da inflação de curto prazo”, escreveu em um comunicado.

    Na semana passada, a Subway anunciou que suas lojas indianas cobrariam 30 rúpias (US$ 0,40) a mais por uma fatia de queijo na maioria dos sanduíches, informou a Reuters.

    Quanto aos tomates, a culinária indiana é impensável sem a onipresente fruta. Mas o amado ingrediente está cada vez mais fora do alcance de muitos.

    O custo do tomate na Índia aumentou mais de 400% nos últimos meses devido a quebras de safra após ondas de calor escaldante e fortes chuvas, de acordo com agricultores e especialistas em agricultura, embora os preços tenham moderado um pouco em agosto.

    Um quilo de tomate vendido na capital da Índia, Nova Délhi, esta semana custou 107 rúpias (US$ 1,29), um salto surpreendente em relação às 27 rúpias (US$ 0,33) registradas em janeiro, segundo dados do Departamento de Assuntos do Consumidor.

    Os altos preços se devem em parte ao clima extremo associado à mudança climática, disse Jocelyn Boiteau, pós-doutoranda do Instituto Tata-Cornell de Agricultura e Nutrição.

    De acordo com Boiteau, apenas algumas regiões no sul da Índia têm condições adequadas para o cultivo de tomates durante os meses de verão, portanto, quaisquer “problemas relacionados ao clima” nessas áreas podem ter um impacto em nível nacional no fornecimento de tomates frescos.

    Neste verão, o país foi abalado por quantidades sem precedentes de chuva e ondas de calor intensas, destacando como a nação mais populosa do mundo está entre as mais vulneráveis ​​aos efeitos da crise climática.

    Veja também: Preços de alimentos chegam ao menor nível em dois anos

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