Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Por que as ações da PetroRio dispararam 29%?

    Com o anúncio, as ações da petroleira passaram a disparar no Ibovespa. Os papéis avançam cerca de 20% no pregão desta quinta-feira

    Leonardo Guimarães, , do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Hoje a PetroRio (PRIO3) anunciou a assinatura de um contrato com a BP Energy do Brasil para a aquisição das participações de 35,7% de dois blocos no pré-sal da companhia. A transação vai custar US$ 100 milhões para a PetroRio. 

    Com o anúncio, as ações da petroleira passaram a disparar no Ibovespa. Os papéis fecharam com uma alta de 29,9% no pregão desta quinta-feira. 

    A PetroRio é uma empresa focada na exploração de petróleo em campos maduros (aqueles que estão em declínio de produção), o que significa que o crescimento da companhia depende em grande medida da aquisição de novos campos.

    A euforia é justificada, segundo Luis Sales, analista da Guide Investimentos. “Isso leva a empresa a outro patamar”, afirma o especialista.

    Leia também:
    Ação e BDR da Pfizer: o que o investidor de cada papel ganha com a nova empresa
    Corretoras de investimento entram na onda da Black Friday (e dão até ações)

    Se o processo passar por todas as aprovações necessárias, a produção diária da PetroRio terá um salto enorme: vai passar de 27 mil barris por dia para 40 mil a 45 mil barris. 

    O processo vai custar caro. A companhia prevê investimentos de US$ 800 milhões para o desenvolvimento do projeto. Mas a empresa deve ser beneficiada pelo patamar baixo do preço do petróleo nos próximos meses. 

    “É uma notícia muito positiva e importante para os planos da empresa. Seguimos com recomendação de compra para o papel”, reforça Sales. 

    Diante deste desembolso, a PetroRio afirma estar comprometida com a manutenção de níveis de endividamento conservadores, e prevê que mesmo após a incorporação desta aquisição, o indicador de dívida líquida/Ebitda continuará dentro de “faixas normais e aceitáveis”.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

    Tópicos