Proposta de redução de impostos expõe dilema político da alta dos combustíveis
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das dúvidas sobre a busca por alternativas para diminuir o impacto dos reajustes na inflação
O governo federal apresentou no início desta semana uma proposta de redução de impostos dos combustíveis na tentativa de conter a alta de preços no setor. As medidas preveem uma compensação para as perdas na arrecadação dos estados que aceitarem zerar o ICMS dos combustíveis, desde que o Senado aprove o projeto que determina um teto de 17% para o tributo.
A proposta tem um custo para os cofres federais estimado em R$ 40 bilhões até o fim deste ano, de acordo com projeções da equipe econômica do governo. A iniciativa enfrenta a resistência de parte dos governadores, que teme o impacto da perda de arrecadação, e de setores do mercado, que projetam um risco para o equilíbrio das contas públicas.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações e dúvidas sobre a proposta anunciada pelo governo. Para descrever o dilema das forças políticas do país na busca por alternativas para diminuir o impacto dos reajustes dos combustíveis na inflação, participam deste episódio a analista de política da CNN Brasil Thais Arbex e o economista Murilo Viana, especialista em contas públicas.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicada por Diego Toledo)