Inflação alta e crescimento baixo criam desafios para geração de emprego e renda
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das preocupações com dados que apontam redução do desemprego com rendimentos mais baixos
A taxa de desemprego no Brasil atingiu o menor nível desde 2016 e ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro. Apesar disso, a renda média dos brasileiros registrou queda de quase 10% na comparação com o mesmo período de 2021.
A inflação segue acima dos 10% em 12 meses, e as instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central projetam um crescimento do PIB brasileiro de apenas 0,5% neste ano. O cenário de alta dos preços e ritmo lento da atividade econômica dificulta as perspectivas de melhora no mercado de trabalho ou redução da desigualdade agravada após a pandemia de Covid-19.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das preocupações com o cenário econômico no Brasil. Para descrever as dificuldades enfrentadas pelo país e os caminhos que precisam se abrir para que seja possível gerar mais renda e emprego, participam deste episódio os economistas Renan Pieri, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), e Renato Veloni, do IBmec.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)