Concentração de renda e dúvidas sobre emprego refletem danos da pandemia
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama dos reflexos econômicos da Covid-19 e do aumento da desigualdade no Brasil e no mundo
Um levantamento da Oxfam apontou que a fortuna das 10 pessoas mais ricas do mundo saltou de aproximadamente US$ 700 bilhões para US$ 1,5 trilhão entre março de 2020 e novembro de 2021. No período, o mundo ganhou um novo bilionário a cada 26 horas, mas 99% da população empobreceu. No Brasil, os 20 mais ricos têm um patrimônio superior ao de 60% de toda a população.
De abril de 2020 a abril de 2021, estima-se que 377 brasileiros perderam o emprego por hora e que mais de 600 mil empresas faliram. Ao mesmo tempo, um relatório da Organização Internacional do Trabalho apontou que o desemprego no mundo só voltará ao nível pré-pandemia depois de 2023.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama dos reflexos econômicos da pandemia, que acirram a desigualdade no Brasil e no mundo. Para descrever os desafios no combate aos impactos negativos da Covid-19 na economia e no cenário social, participam deste episódio o pesquisador Jefferson Nascimento, da ONG Oxfam no Brasil, e o economista Fernando de Holanda Barbosa Filho, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)

Este episódio tem patrocínio de Binomo, clique aqui e saiba mais.