Pior período de estiagem já passou em SP e crise é administrável, diz secretário
À CNN Rádio, Marcos Penido destacou que uso consciente da água é necessário, mas reservatórios vão atender à demanda
A situação dos reservatórios no estado de São Paulo “é melhor do que a de 10 dias atrás”, segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido, em entrevista à CNN Rádio.
Ele atribuiu a melhora ao início do período de chuvas. “Tivemos chuvas no estado inteiro. Nos municípios gerados pela Sabesp, só a cidade de Franca tinha rodízio e hoje não tem mais. Cantareira se manteve estável, manteve queda constante por dia, a situação é administrável.”
Penido garantiu que “temos total condição de prestar atendimento para a região metropolitana e aos 366 municípios geridos pela Sabesp”.
“O pior período de estiagem já passou, final de outubro e novembro chuvas terão chuvas na média, e aguardamos a previsão para dezembro”, completou.
Mesmo assim, o secretário destacou a necessidade de uso consciente da água por parte da população, embora tenha dito que os reservatórios “estão em plena condição de atendimento da demanda” e que “há água suficiente para atender à demanda.” Ele reforça que a crise “é no sentido da estiagem”, que foi a maior dos últimos 91 anos.