Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    PIB dos EUA cresce 2,3% no 4º tri, abaixo das expectativas

    O dado ficou um pouco abaixo das expectativas dos economistas de uma taxa de 2,4%, segundo a FactSet

    Bryan Menada CNN

    A economia dos Estados Unidos expandiu a uma taxa anualizada de 2,3% no quarto trimestre, medida pelo produto interno bruto (PIB), a medida mais ampla de produção econômica, de acordo com novos números do Departamento de Comércio divulgados na quinta-feira (30).

    O dado ficou um pouco abaixo das expectativas dos economistas de uma taxa de 2,4%, segundo a FactSet. Os números são ajustados para oscilações sazonais e inflação.

    Mais um ano de crescimento econômico robusto nos EUA está registrado, ressaltando como o governo Biden entregou ao presidente Donald Trump o que muitos consideram uma economia sólida.

     

     

    A economia dos EUA cresceu 2,5% no ano passado, comparando o quarto trimestre de 2024 com o do ano anterior.

    Um mercado de trabalho resiliente apoiou fortes gastos do consumidor no ano passado. Os gastos dos americanos representam cerca de 70% da economia dos EUA. O investimento empresarial também impulsionou o crescimento em 2024.

    O último relatório do PIB vem na esteira da última decisão de política do Federal Reserve anunciada na quarta-feira. O banco central americano optou por manter sua taxa de juros-chave estável, após três cortes de taxa consecutivos no ano passado.

    Enquanto autoridades do Fed parecem inclinadas a adiar novos cortes de taxas pelos próximos meses, o presidente do Fed, Jerome Powell, em sua coletiva de imprensa pós-reunião, disse que a economia dos EUA continua em um bom lugar, com um mercado de trabalho estável e uma inflação que parece estar a caminho de desacelerar ainda mais.

    Ele também observou que os números fortes no agregado estão mascarando alguma dor econômica sob a superfície.

    Os economistas esperam, em geral, que a economia dos EUA continue se expandindo em 2025, mas o único fator imprevisível é o efeito econômico das políticas de Trump, que incluem deportações em massa, tarifas rígidas e tornar permanentes seus cortes de impostos de 2017.

    Quatro novos bilionários surgiram por semana em 2024, diz Oxfam

    Tópicos