Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PIB da China desacelera no segundo trimestre, expandindo 0,4%; crescimento em 2022 é de 2,5%

    Expansão de 0,4% no segundo trimestre em relação ao ano anterior foi abaixo das expectativas

    Reuters

    O crescimento econômico da China desacelerou acentuadamente no segundo trimestre, expandindo 0,4% em relação ao ano anterior e abaixo das expectativas, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira (14), à medida que os bloqueios generalizados para conter os casos recordes de casos de Covid-19 atingiram a atividade industrial e os gastos do consumidor.

    O Produto Interno Bruto (PIB) estava previsto para expandir 1,0% no trimestre abril-junho em relação ao ano anterior, de acordo com uma pesquisa da Reuters com analistas, desacelerando significativamente de 4,8% no primeiro trimestre.

    Na comparação trimestral, o PIB caiu 2,6% no segundo trimestre, em comparação com as expectativas de queda de 1,5% e ganho revisado de 1,4% no trimestre anterior.

    No primeiro semestre, o PIB cresceu 2,5%.

    Bloqueios totais ou parciais foram impostos nos principais centros do país em março e abril, incluindo a capital comercial Xangai.

    Embora muitas dessas restrições tenham sido suspensas e os dados de junho tenham dado sinais de melhora, os analistas não esperam uma rápida recuperação econômica. A China está mantendo sua dura política de zero Covid em meio a novos surtos, o mercado imobiliário do país está em profunda queda e as perspectivas globais estão escurecendo.

    Uma pesquisa da Reuters prevê que o crescimento da China desacelere para 4,0% em 2022, muito abaixo da meta oficial de crescimento de cerca de 5,5%.

    Tópicos