Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Petrobras publica edital e convoca assembleia para eleger Conselho de Administração

    Companhia avaliará no dia 19 de agosto os nomes indicados por acionistas e avalizados pelo Comitê de Elegibilidade

    Stéfano Sallesda CNN no Rio de Janeiro

    A Petrobras divulgou edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que será realizada no dia 19 de agosto (sexta-feira), às 13h.

    O ato vai avaliar os nomes indicados para ocupar posições no Conselho de Administração da estatal presidida por Caio Paes de Andrade.

    Por meio de comunicado ao mercado dia 18 de julho, a companhia informou que o Conselho de Administração, em sessão sem os indicados para a nova eleição, “validou integralmente as análises do Comitê de Elegibilidade (Celeg) em relação aos candidatos indicados pelo acionista controlados e pelos acionistas majoritários para o Conselho de Administração”.

    A estatal destacou que a convocação da assembleia geral foi decidida por maioria, com a participação de todos os membros do Conselho de Administração.

    A Celeg aprovou cinco dos sete indicados pela União.

    O órgão apontou e manteve vetos a Jonathas Assunção de Castro, número dois da estrutura do Ministério da Casa Civil, e Ricardo Soriano de Alencar, procurador-geral da Fazenda Nacional, declarados inelegíveis.

    Segundo a Celeg, os vetos se devem a conflitos de interesses por conta das posições ocupadas pelos dois indicados, que exercem funções públicas na estrutura da União, acionista majoritária e controladora da empresa.

    O Conselho de Administração é formado por 11 integrantes. A AGE vai eleger oito, porque três foram eleitos por votação separada e não estão submetidos à nova eleição.

    Estão entre eles dois representantes de acionistas minoritários e o representante dos funcionários da companhia.

    Serão avaliados os nomes de Gileno Gurjão Barreto, indicado pela União para a presidência do conselho, Caio Mário Paes de Andrade, que exerce interinamente a função de conselheiro, Edison Antonio Costa Britto Garcia, Iêda Aparecida de Moura Cagni, Márcio Andrade Weber e Ruy Flacks Schneider, todos indicados pelo controlador.

    Também serão analisados os nomes de João Abdalla e Marcelo Gasparino da Silva, indicados por acionistas minoritários.

    Tópicos