Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fator de utilização das refinarias da Petrobras atingiu 97% em junho

    Produção de petróleo e gás da companhia cai 5% no 2º trimestre deste ano

    Nayara FigueiredoGram Slatteryda Reuters Gabriel Vasconcelos e Denise Luna, do Estadão Conteúdo

    A Petrobras informou no início da noite desta quinta-feira (21) que atingiu um fator de utilização total (FUT) nas refinarias de 97% no fim de junho. Na média do segundo trimestre, porém, o indicador foi de 89%.

    A progressão no desempenho das refinarias, informou a Petrobras em nota, se deve a conclusão das paradas programadas de manutenção da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São Paulo, e da refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro.

    A companhia destacou, também, o bom funcionamento da Refinaria de Paulínia (Replan), também em São Paulo, a maior do país e responsável por processar 20% da carga do parque de refino.

    “Esse desempenho permitiu maior produção, com rendimento de diesel, gasolina e QAV de 67% no segundo trimestre, em linha com o primeiro trimestre do ano, aproveitando condições favoráveis de mercado”, informou a Petrobras.

    Com relação a de diesel e gasolina, a Petrobras informou ter alcançado 62% de rendimento no segundo trimestre desse ano, acima da média de 60% dos últimos 3 anos.

    A companhia informo ainda que, no terceiro trimestre desse ano, há previsão de paradas programadas de manutenção, com destaque para a pausas em setores da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais; da Refinaria de Paulínia (Replan); e da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, que também vai entrar pelo quarto trimestre.

    Produção de petróleo e gás

    A produção total de petróleo e gás da Petrobras somou 2,616 milhões de barris de óleo equivalente ao dia no segundo trimestre, uma baixa de 5% na comparação com o mesmo período do ano anterior, informou a estatal.

    A produção de petróleo da empresa no Brasil atingiu 2,114 milhões de barris por dia no intervalo, com recuo também de 5%.

    Já as vendas de derivados de petróleo da Petrobras no mercado interno atingiram 1,717 milhão de barris/dia no segundo trimestre, baixa de 2,4% na comparação anual.

    Tópicos